Unidade do Zélia Barbosa Rocha foi pontapé inicial para inclusão de mapa tátil em equipamentos de diversos setores, como assistência e educação
Criar uma cidade para todos foi uma das metas do prefeito Luciano Barbosa durante os quatro anos de gestão. Em um trabalho gradual e constante ao longo de quatro anos, ele implantou dispositivos de acessibilidade em diversos equipamentos públicos, incluindo a Unidade Básica de Saúde Dr. Edler Lins, no bairro Zélia Barbosa Rocha, a primeira unidade acessível a deficientes visuais no Brasil.
Durante a revitalização da UBS, em 2022, o prefeito apresentou o mapa tátil inaugurado nela para auxiliar na orientação de pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O mapa utiliza recursos de alto relevo, tipologia adequada e textos em braile para facilitar o reconhecimento do ambiente.
No Pod15, podcast da campanha de Luciano em 2024, o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Nunes, elogiou a iniciativa do prefeito em ter feito de Arapiraca uma cidade mais inclusiva. “Isso foi uma coisa que me marcou nessa gestão. O prefeito Luciano entendeu que era importante deixar uma marca. Ele sempre deixa uma marca, e a marca foi a primeira Unidade Básica acessível do Brasil”, declarou.
A UBS do Zélia Barbosa Rocha foi o primeiro equipamento a utilizar mapa tátil em Arapiraca, mas não foi o último. O dispositivo também foi implantado em outras obras, como a Escola de Artes, o Museu Zezito, na Casa Integrada do Trabalhador e do Empreendedor (Cite), nos CRAS de diversos bairros, no CRAMSV e também na Arapiraquinha Professor Aluizio Gomes, no Planalto.
Além de mapa tátil, as obras de Luciano também têm adotado outros dispositivos de acessibilidade, como rampas de acessibilidade e pisos táteis em praças, escolas, creches e unidades de saúde e outros. O objetivo foi fazer a inclusão acompanhar o desenvolvimento da cidade, que em quatro anos cresceu como nunca havia antes.